Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ó Srª Engenheira!

Engenheira civil com uma grande afinidade com a sustentabilidade. Nesta minha casa virtual quero partilhar convosco o mundo da construção de uma forma acessível e agradável, a pensar no conforto de todos e no ambiente.

Ó Srª Engenheira!

Engenheira civil com uma grande afinidade com a sustentabilidade. Nesta minha casa virtual quero partilhar convosco o mundo da construção de uma forma acessível e agradável, a pensar no conforto de todos e no ambiente.

O futuro da construção civil

No outro dia, quando estava em obra, falava com o carpinteiro sobre o volume de trabalho que estamos a sentir. "Eu tenho uma equipa de 15 trabalhadores e quase só tenho um por cada obra. Há falta de carpinteiros e olha, vou aproveitando, porque daqui a nada, isto acaba oura vez." - dizia ele.

 

Olhando para a equipa da empresa onde trabalho, temos meia dúzia de jovens portugueses (na casa dos 30 e 40 anos), os outros são de nacionalidade brasileira que vêm em busca de legalização e outros são mais velhos, têm anos de trabalho na construção e estão a desejar a reforma para aliviar o sacrificio que fazem diariamente. Mas são estes, que neste momento estão a garantir que a construção se faça e se faça bem.

 

A geração anterior à minha não vai querer entrar neste mundo de trabalho manual quando têm todo um mundo digital pela frente. É um cenário que fará temer o futuro da construção civil pois é certo que a construção é feita de ciclos e naturalmente, mais ano menos ano, teremos um decéscimo de obras e portanto um factor motivador para procurar trabalho noutras áreas. 

 

Seria importante repensar a forma como se mostra a construção civil às gerações aos mais jovens e aliar  mundo digital aos métodos construtivos e a novas tecnologias para que a construção se continue a fazer cada melhor e se torne numa carreira profissional.

 

construction-young.jpg

 

 

7 comentários

Comentar post